quarta-feira, 24 de abril de 2013

Este texto é uma contribuição da colega Debora:
Para entender o texto – Leitura e Redação
                                        José Luiz Fiorin

Auxiliar o aluno a tornar-se um leitor autônomo e um produtor competente de textos é o compromisso primeiro de nosso ofício.

Todos sabemos, porém, que essa tarefa é difícil. Para contornar essa dificuldade, não têm faltado propostas pedagógicas que, quando não apelam para soluções fáceis, perdem-se em generalidades e conselhos vagos que não fornecem nenhum subsídio para a prática diária do professor e nenhum indicador dos passos que o aluno deve seguir.

A crença de que, ao menos no âmbito de nossa realidade social, a escola não pode deixar-se levar pela ilusão de que o aprendizado da leitura e da escrita vá resultar de uma competência a ser espontaneamente adquirida ao longo da experiência escolar.

Os conhecimentos necessários para ler e produzir textos são de três níveis: conhecimento do sistema lingüístico, conhecimento do contexto sócio-histórico em que o texto foi construído e conhecimento dos mecanismos de estruturação do significado.

Prefacio do Livro: Para entender o texto – Leitura e Redação de FIORIN, J.L. Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário